Classificação e certificações


A certificação de animais pelo HBL é uma garantia de pureza étnica, qualidade genética e aptidões funcionais.

A avaliação morfológica por pontuação ao desmame tem por objetivo descrever pormenorizadamente a morfologia dos animais levando a análise dos valores obtidos à posterior certificação dos mesmos.

A classificação morfológica é realizada em dois níveis - Avaliação Linear em que os diferentes "traços" dos animais são caracterizados em face da diversidade morfológica da raça Limousine e a Classificação Morfológica, tendo em consideração a avaliação do animal face ao padrão morfológico ideal de bovino da raça Limousine.

Ficam obrigatoriamente sujeitos a avaliação morfológica ao desmame os animais que cumpram os requisitos necessários para a inscrição no LN. Esta avaliação será sempre efetuada na exploração de origem, exceto em relação aos animais vendidos antes do desmame conjuntamente com as suas mães, e cuja transição se faça para uma exploração pertencente a outro criador aderente ao HBL.

Os animais que não são submetidos a esta avaliação, não poderão mais tarde ser inscritos no Livro de Adultos e só poderão ter acesso ao certificado de inscrição no Livro de Nascimentos.

As avaliações morfológicas são realizadas por técnicos credenciados pelo Institut de L´Elevage com o estatuto de "Inspetor-Pontuador" para a raça Limousine.

São reprovados os animais que não correspondam ao padrão morfológico da raça, ou que apresentem as seguintes características indesejáveis: pelagem atípica, aprumos defeituosos, prognatismo, enognatismo, monorquidismo, criptorquidismo, hérnias umbilicais, bragas, manchas pretas no focinho ou pelos pretos nas orelhas ou focinho (barbas), terem na sua ascendência animais que não são full blood Limousine ou terem genética de outras raças diluídas na sua árvore genealógica.

Na última década, face à qualidade crescente dos animais da raça Limousine e consequente classificação dos animais a níveis cada vez mais elevados, são implementadas novas denominações na certificação, com o objetivo de manter a diferenciação entre reprodutores.

Os melhores machos passam a ser sujeitos a uma segunda avaliação morfológica a partir dos 14 meses de idade, atingindo assim a classificação mais alta se aprovados nas duas avaliações.

A designação da melhor classe de machos passa a ser designada como "Limousine Ouro". A qualificação intermédia de machos passa a ter a designação de "Limousine Prata" e os restantes são classificados como "Limousine Bronze".