Qualidades maternais


A raça Limousine caracteriza-se por um conjunto de qualidade maternais fundamentais de entre as quais se destacam a facilidade de partos, a produção leiteira e a docilidade com as crias.

A necessidade de redução de perdas e de custos com os recursos humanos afetos às explorações, resulta na necessidade de garantir que as vacas não apresentem dificuldades no momento do parto. A facilidade de partos da raça Limousine é enorme, sendo uma das suas maiores qualidades e que transmite à descendência, com animais à nascença entre 35 kg e 45 kg e com reprodutores selecionados há décadas pela grande dimensão da bacia, aspeto fulcral para a facilidade de partos. Neste contexto importa salientar as excelentes qualidades maternais das fêmeas Limousine, associadas a uma grande e duradoura capacidade leiteira, que possibilitam elevadas performances de crescimento durante os primeiros meses de vida, fulcrais para a rentabilidade de criadores que comercializam os animais ao desmame.

A raça Limousine é ainda uma raça melhoradora com elevada docilidade e fertilidade, resultando num maneio fácil e num elevado rendimento, com intervalos entre parto/cobrição fecundante inferiores a três meses, de onde resultam valores de rentabilidade bastante favoráveis para os criadores.

A grande facilidade de partos resulta ainda num elevado vigor e rusticidade dos vitelos, que iniciam o seu crescimento desde o primeiro dia de vida.